"É muito plausível outro referendo escocês dentro de três ou quatro anos"

As eleições britânicas em 2015, as da Escócia em 2016 e o referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia em 2017 vão manter vivo o debate sobre a independência escocesa, diz o jornalista e escritor escocês David Torrance.
Publicado a
Atualizado a

Ainda não passaram dois meses da vitória do não no referendo sobre a independência da Escócia, que o primeiro-ministro Alex Salmond tinha dito que seria a oportunidade numa geração, mas já se fala noutro. Porquê?

Salmond diz que as circunstâncias mudaram tanto que a expressão "uma vez numa geração" é agora supérflua. E a Nicola Sturgeon, que se prepara para lhe suceder, também disse o mesmo. Uma vez pedi-lhe para definir quanto tempo seria "uma geração" e ela disse 15 anos. Mas também já afirmou que se o Reino Unido votar no referendo para sair da União Europeia em 2017 poderá reabrir o tema.

Como assim?

Sturgeon parte do princípio de que a maioria dos escoceses quererá ficar na UE, enquanto o resto do Reino Unido quererá sair. Joga com uma certa imagem da Escócia de que somos pró-europeus, mas é algo exagerado. Na semana passada disse que se a Escócia votar para ficar na UE e a Inglaterra votar para sair deve ter direito de veto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt